Qual a importância do filtro de ar para o seu carro?

Qual a importância do filtro de ar para o seu carro?

A função de um filtro de ar é fornecer oxigênio para a combustão no motor e, consequentemente, o carro funcionar. Além disso, ele também filtra o ar para impedir que partículas de poeira e impurezas entrem no sistema do motor durante a captação de oxigênio para a combustão.

Dessa forma, o filtro de ar é uma peça essencial para o bom funcionamento do veículo, assim como também precisa de troca ou manutenção. Inclusive, quando o filtro está desgastado, o motor passa a trabalhar mais, aumentando o consumo de combustível e diminuindo o rendimento.

Neste post, vamos falar sobre quando é necessário realizar a manutenção no filtro de ar, quais os sinais de desgaste e as consequência de um filtro de ar desgastado. Confira!

Quando realizar a manutenção

No geral, a manutenção é recomendada após uma certa quilometragem. Mas também depende de alguns fatores como:

  • O tipo de veículo, normalmente a indicação de troca de filtro de ar vem indicada no manual;
  • Do terreno pelo qual o veículo transita. Por exemplo, estradas demandam maior manutenção.

Sinais de desgaste

Há alguns indícios que indicam que o filtro precisa de manutenção ou troca, entre os mais importantes estão:

  1. O escapamento libera uma fumaça escura, causada por partículas poluentes que entram no motor do veículo, pois não são filtradas.
  2. Quando o filtro de ar não está em boas condições, o motor perde a potência, principalmente ao acelerar.
  3. Realizar a conferência visual do filtro, que apresenta coloração clara. Caso esteja escuro, é uma indicação de desgaste.

Consequências de um filtro de ar desgastado

São inúmeras as consequências resultantes do desgaste do filtro de ar, entre elas, podemos citar:

  • A passagem de oxigênio é obstruída e, como resultado, aumenta-se a quantidade de combustível que o motor necessita para produzir energia;
  • Por conta da desproporção entre a mistura de oxigênio e combustível, ele não é queimado de forma adequada. Dessa forma, os gases resultantes dessa queima são extremamente poluentes para o meio ambiente e até o interior do veículo;
  • As partículas de sujeira deixam de ser filtradas e como resultado, acabam por penetrar no motor e isso causa degradação. Entre os problemas causados estão defeitos nos pistões e cilindros.

A GRVPPE Car se preocupa com seu veículo em todos os momentos! Não deixe de se atentar para a necessidade de trocar o filtro de ar do seu veículo e cuide da saúde da sua família e do meio ambiente!

Sobre a GRVPPE CAR

Ela surgiu para proporcionar uma experiência única, atendendo às expectativas dos clientes mais exigentes. Enquanto seu carro é preparado, disponibilizamos um espaço diferenciado.

Clique aqui para entrar em contato e saber sobre nossos serviços ou ligue para (11) 98743-2600 e agende um horário!

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *