10 dicas para amenizar mau-cheiros no seu automóvel

10 dicas para amenizar mau-cheiros no seu automóvel

Você sabe como pode amenizar mau-cheiros no seu veículo?

Em alguns momentos, nossos carros começam a ficar com cheiros um tanto… desagradáveis. Seja por uso contínuo, por conta de acidentes incômodos.

Todavia, nem sempre temos tempo para leva-los para uma lavagem imediatamente após a constatação dos odores/acidentes.

Pensando nisso, separamos algumas dicas de como lidar com os mau-cheiros até que seja possível deixar seu automóvel nas mãos de profissionais capazes realizar uma limpeza profunda.

Mau cheiros + umidade

Caso o odor desagradável esteja relacionado a umidade no veículo, como no caso de mofo – no blog também separamos dicas de como lidar com essa questão, basta clicar aqui – a primeira coisa a se fazer é eliminar o problema.

Uma das alternativas é o uso de giz ou cal.

Modo de fazer: coloque um pouco de giz (aqueles usados em lousas mesmo) ou cal no assoalho do veículo, pois materiais porosos tendem a absorver a umidade. Depois exponha o carro à luz do sol com os vidros abertos.

Após esse procedimento, é possível utilizar as opções a seguir.

Odorizador de veículos

Uma solução simples e de baixo custo. Um odor agradável exalado pelo objeto, que pode ser comprado em postos de gasolina e lojas de produtos para carros.

Lembrando: ele disfarça o mau-cheiro, mas não o elimina.

Maçã para eliminar maus-cheiros

Uma solução popular para eliminar o mau-cheiro no carro, pois a fruta possui uma propriedade chamada adsorção, que inclusive é estudada para a aplicação no tratamento de químicos, poluentes e corantes.

Modo de fazer:

  • Corte uma maçã em quatro partes e deixe dentro do veículo até que ela seque – em mais ou menos uma semana.

Carvão

O carvão é uma substância que absorve odores, por isso, pode ser usado em veículos quando deseja controlar o mau cheiro por alguns dias, até que a lavagem seja feita.

Modo de fazer:

  • Escolha 2 tocos grandes de carvão (pode ser aqueles usados para churrasco). Dê preferência para os quadrados para que eles não rolem pelo assoalho, pois serão deixados debaixo dos bancos.
  • Prenda uma folha de papel toalha por cima deles para evitar que sujem o assoalho.

Outra opção é improvisar um sachê:

  • Coloque o carvão amassado (em pó) dentro de um pedaço de pano e amarre a boca.
  • O pano permite que o carvão troque odores com o ambiente e evita de o risco de sujar veículo.

Café

Do mesmo modo que o sachê improvisado de carvão, o pó de café em um sachê improvisado, também absorve maus odores.

Purificadores de ar para eliminar maus-cheiros em carros

Deixe o objeto funcionando dentro de veículo por algum tempo. A revista Quatro-Rodas comprovou a eficácia depois de realizar testes.

Vinagre

Por ter uma alta concentração de ácido acético e propriedades desengordurantes, desinfetantes e desodorantes, é utilizado em grande parte dos produtos de limpeza. Por isso, o vinagre pode ajudar e retirada de maus odores de veículos.

  • Utilize, de preferência, vinagre branco sem corante;
  • Para aplicar, coloque 1 ou 2 panos encharcados de vinagre em baldes sobre o assoalho do carro e deixe-os lá por um dia.
  • Também é possível criar uma solução de vinagre, água, limão e álcool e ao misturar a solução em um borrifador e espalhar pelo veículo. Se quiser, é pode-se adicionar um pouco de amaciante à solução.

Limpeza

Às vezes, o motivo do mau odor de um veículo é físico. Portanto, é necessário realizar uma limpeza antes de leva-lo para uma lavagem profissional.

Para realizar uma limpeza em todo o veículo, remova todos os objetos de todos os compartimentos e limpe tudo com um pano úmido. Aspire os tapetes e quando removíveis, lave-os com água e sabão.

Limpeza de vômito: como evitar os mau-cheiros

Uma das sujeiras mais desagradáveis, inclusive no odor. Para removê-la, primeiro retire com papel absorvente (como toalha).

Evite o uso de pano, pois espalha os resíduos (e o mau-cheiro) e pode fazer com que os dejetos penetrem nos estofados.

  • Depois de remover a sujeira física, passe uma esponja molhada com detergente neutro na área atingida;
  • Retire o excesso com um pano molhado.
  • A mistura de água e vinagre em um borrifador também pode ajudar a enfraquecer o odor.
  • Por fim, deixe o veículo secar com os vidros abertos.

Cheiro de cigarro

A nicotina e o alcatrão, quando queimados, exalam aquele cheiro desagradável. Por sua vez, ele é absorvido pelo estofado do veículo – especialmente o teto e os bancos.

Para amenizar os mau-cheiros, é preciso utilizar substâncias que absorvem odores, como no caso do café e carvão, que já citamos ali em cima.

Ambos são eficazes e podem ser colocados no carro por meio de um sachê improvisado.

E aí, já conhecia alguma dessas técnicas para disfarçar os mau-cheiros no seu carro? Lembrando que são todas paliativas, a melhor maneira para retirar completamente mau odores do seu veículo é nas mãos de um profissional!

A Grvppe Car está capacitada para cuidar do seu veículo da melhor maneira!

Clique aqui para agendar um horário e saber mais!

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *